ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ARARENSE

Os primórdios. "Operário Football Club" (Texto de Alcyr Matthiesen)

Image Description

Lá pelos anos de 1926, quando a Via Anhanguera ainda não havia sido rasgada no sentido Sul-Norte, rumo a Leme, a Fazenda São Joaquim, situada a Noroeste da cidade estendia parte de seus 850 alqueires de terras dentro do perímetro urbano. Nessa época, os atuais Jardim Cândida, Jardim Novo Cândida, Parque Santa Cândida e Jardim Maria Lúcia, muito longe da conquista urbana, eram áreas agropecuárias de ótima qualidade. Nas divisas com a cidade, entre pomares e pastos, eram comuns a presença de grupos que tinham a permissão para caçar, participar de uma raia (corrida de cavalos numa pista) ou jogar bola no campo improvisado.
Contou-me o Sr.Horácio Laurindo que, nessa época, os "operário" da cidade e da fazenda formaram uma equipe de futebol e o "campinho", para a prática de tal esporte, passou a ser chamado por "Campo da Fazenda São Joaquim".O jornal "Tribuna do Povo" de 22 de Agosto de 1926 publicou uma nota que, por seu teor, leva a crer tratar-se de um dos mais remotos documentos das origens de um dos clubes de futebol mais antigos de Araras. A nota diz: "Realizou-se na terça-feira última, no Theatro Apollo, uma reunião de diversos amantes do esporte bretão a fim de reorganizarem o "Club Ararense de Football".
Depois de discutidos vários assuntos referentes ao mesmo fim, foi eleita uma diretoria provisória, ficando assim organizada:Presidente: Sr.Elyseo Fernandes; Vice-Presidente: Ovidio Padula; Secretários: Manoel Outeiro e Francisco Sampaio; Tesoureiros: Aristeu Marcicano e Mamede de Souza; Diretor Esportivo: Honório da Silva e Orador: Prof. Vicente Ferreira dos Santos.



Localização:

  • Image Description
    RUA NARCIZO FRANZINI, 11 - ARARAS/SP
  • Image Description
    Telefone: (19)3541-2555